MARY CASSATT (1843/1926), a grande pintora IMPRESSIONISTA (PÓS-IMPRESSIONISTA na maturidade) norte-americana, se instalou pela primeira vez em Paris aos sete anos, com os pais, quando começou a tomar gosto pela arte.
Ao retornar ao seu país, iniciou sua formação na Academia de Belas Artes da Pensilvânia, para em seguida voltar à Cidade Luz visando se aperfeiçoar com mestres do nível de Thomas COUTURE (1815/79), Charles CHAPLIN (1825/91) e Jean Léon GÉRÔME (1824/1904).
Descobriu RUBENS (1577/1640), cujo estudo a fez se deslocar a Madri e Antuérpia, INGRES (1780/1867), DELACROIX (1798/1863), COROT (1796/1875) e COURBET (1819/77).
Em início de carreira esteve sob a influência de MANET (1832/83), e já reconhecida, de DEGAS (1834/1917), que foi quem propiciou a sua aproximação com os IMPRESSIONISTAS.
Amiga de Berthe MORISOT (1841/95) e Camille PISSARO (1830/1903), só se afastou do núcleo do movimento, ao tomar o partido de DEGAS, em uma das suas muitas querelas com outros membros do grupo (MONET, RENOIR, SISLEY E CÉZANNE).
Viveu praticamente toda a sua vida na França, e encontra-se enterrada no CHÂTEAU de BEAUFRESNE, de sua propriedade, ao lado da capital.

MULHER COM UM COLAR DE PÉROLAS EM UM CAMAROTE (1879) é um óleo sobre tela que enfoca a sua irmã LYDIA, assistindo a um espetáculo na Ópera de Paris com as costas projetadas em um espelho, evidenciando em toda a composição, a forte influência que DEGAS exercia sobre ela.
Emile Bian





  Fechar